Home  ›  Parametrizações  ›  Parametrizações de Desempenho

Parametrizações de Desempenho


Compartilhe


Resumo

O ADOTI possui alguns parâmetros que seus administradores podem utilizar para otimizar o desempenho do sistema. Estes, fazem com que ele se comporte de maneira mais ágil de acordo com o número de computadores.

Mais Informações

Todos os parâmetros são configurados no registro do Windows Server onde o servidor do ADOTI está instalado. Eles estão em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ESYSTECH\ADOTI\4. Caso o Windows seja 64 bits, o registro deve ser aberto dentro de C:\Windows\SysWow64\regedit32.exe.

 

CollectionServerCacheRefreshMinutes – Tipo: DWORD (32 bits)

Tempo em minutos para que o ADOTI faça um refresh de uma coleção. As coleções podem variar sendo estáticas (quando o usuário escolhe as máquinas que fazem parte dela), dinâmicas (baseadas em relatórios), por expressão regular ou mistas (todos os anteriores).  Quando há alguma alteração (adição ou remoção de computadores da coleção), o resultado não é mostrado automaticamente. Você pode forçar a atualização da coleção clicando com o botão direito, e utilizando a opção “Atualizar Coleção” ou aguardar o tempo colocado nesta chave de registro.

 

PackageCacheRefreshMinutes – Tipo: DWORD(32 bits)

Cache do status da distribuição das máquinas. O ADOTI só verificará o status da distribuição das máquinas novamente após a expiração do tempo configurado nesta chave.

 

QueryCacheRefreshMinutes – Tipo:DWORD (32 bits)

Quando um relatório do ADOTI é executado, um cache do resultado é guardado dentro do servidor. Este cache se mostra muito útil quando várias pessoas estão executando um mesmo relatório, várias vezes seguidas. Pelo resultado estar guardado dentro do próprio servidor, o resultado é mais rápido, visto que o ADOTI não precisa busca-lo novamente no banco de dados. Esta opção do registro se refere ao tempo , em minutos, que a cache fica guardada no servidor. Se for colocado cinco minutos, por exemplo, a cache é descartada após esse tempo. Na próxima execução, o ADOTI busca o resultado em banco de dados e guarda a cache por mais cinco minutos.

 

DashboardCacheRefreshMinutes – Tipo:DWORD(32 bits)

Os relatórios e gráficos que aparecem no Dashboard também ficam em cache no servidor do ADOTI. O servidor da aplicação só vai ao banco de dados buscar informações caso se passe o tempo em minutos configurado nesta opção.

 O que são CGI’s ?

Cada solicitação feita no ADOTI (busca de ativos, edição de ativos, ferramentas, etc) são processadas por CGI’s. Estes CGI’s são executáveis que estão no servidor do ADOTI que executam as tarefas solicitadas (requisições) na interface gráfica, ou através de um cliente (por exemplo, solicitação de inventário). As próximas configurações se referem a eles.

FASTCGI_CgisThatCanBeSlow – Tipo:STRING

Alguns CGI’s podem ser de utilização critica, e ser mais usado do que os outros. Um bom exemplo é o TreeQuery e o TreeEditor, responsáveis respectivamente por pesquisas na árvore e edições. Quando o nome de CGI’s são listados nesta opção, o ADOTI não fará fila de requisições para estes. A cada requisição, uma nova instância deste CGI será aberta.

 

FASTCGI_MaxNumberOfFastCgiInstances – Tipo:DWORD(32 bits)

De todos os outros CGI’s que possuem fila de requisições, você pode setar um máximo de instâncias que estes serão abertos. Nesta opção é possível configurar o número de instâncias de qualquer outro CGI que não esteja relacionado na opção acima (CgisThatCanBeSlow).

 

FASTCGI_NumberOfFastCgiRequestsToSpawnAnotherCgi – Tipo:DWORD(32 bits)

Este é o tamanho máximo de requisições para um CGI processar. Caso atinja este número, o ADOTI abrirá uma nova instância deste CGI para processar as demais requisições.

 

Pool de Conexões ODBC

O Pool de Conexões indica que conexões já abertas pelo ADOTI no banco de dados que não estão sendo utilizadas podem ser reaproveitadas. Isso evita um número excessivo de conexões com o banco, melhorando o desempenho. Por padrão, no driver ODBC na maioria dos bancos de dados já vem habilitado por padrão. Porém, vale a pena checar se está habilitado, e qual o tempo máximo que ele mantém uma conexão sem uso ativa. Para verificar esta configuração, abra o item “Data Sources (ODBC)” (este item fica dentro do painel de controle, em opções administrativas). Na aba “Connection Pooling“, localize o driver utilizado pelo ADOTI e dê um duplo clique. Habilite o Pooling de conexões para este driver, e deixe em 60 segundos o tempo máximo de conexões dentro do pool.

Sobre o Artigo
Autor: Cassiano
ID do Artigo: 455
A informação contida neste artigo aplica-se a: Parametrizações
Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(2 voto(s), média: 5,00)
Loading...