Home  ›  Boas Práticas  ›  ITAM – SAM – HAM

ITAM – SAM – HAM


Compartilhe


Resumo

Este artigo permite-nos compreender como o ADOTI auxilia na manutenção da TI da sua empresa dentro dos processos ITAM por meio da gestão dos ativos de software e de hardware.

Mais Informações

O termo ITAM, de Information Technology Asset Management, tem ganhado popularidade crescente nos últimos anos, fruto da evolução da maturidade da TI nas empresas. Esta evolução tem como base a percepção do valor crescente da TI com um habilitador essencial nos processos de negócio das empresas. ITAM se constitui de processos, melhores práticas e ferramentas para a gestão eficiente dos ativos de TI, ou seja, da infraestrutura de TI de uma empresa.

Uma das principais referências para gestão de ativos de TI é a família de normas ISO/IEC 19770 que define um modelo de padronização de ITAM para todos os portes de empresa. O objetivo destas normas é auxiliar as empresas na minimização dos riscos e custos relacionados aos recursos de TI utilizados.

Como para outros processos adotados nas empresas, ITAM pode ser implementado gradualmente por meio de níveis de maturidade. Em um nível mais inicial, as empresas podem adotar processos de inventário com a intenção de alcançar conhecimento e controle sobre seu conjunto de ativos de TI. Este conhecimento pode ser registrado em uma Configuration Management Data Base (CMDB) que constitui a base padrão de dados para controle dos ativos. Em um estágio de maior maturidade, as empresas podem controlar custos e riscos, além de medir e monitorar o uso otimizado dos recursos. Assim, sugere-se que as empresas desenvolvam um roadmap de adoção de ITAM permitindo uma evolução gradual dos processos de gestão de ativos de TI, indo de uma fase mais reativa até fases mais maduras de pró-atividade e gerenciamento otimizado.

Em geral, os ativos de TI são bastante diversificados, mesmo para empresas menores. Uma classificação simples é a distinção entre ativos de software e ativos de hardware. Pela própria natureza destas duas classes de ativos, muitos dos procedimentos de gestão envolvidos são específicos. Como consequência, empregam-se dois termos particulares para fazer-se referência à gestão destas duas classes de ativos: Software Asset Management (SAM) e Hardware Asset Management (HAM).

SAM está relacionado com a gestão dos ativos de software da empresa, incluindo softwares de aplicação (muitos relacionados aos negócios da empresa como ERP e softwares de edição diversos), softwares básicos (como sistemas operacionais, drivers e servidores de banco de dados) e software de suporte (como ferramentas de gerenciamento, manutenção e segurança). SAM envolve desde o inventário dos softwares existentes, até o controle de licenças, contratos e monitoramento de uso dos softwares.

HAM, por sua vez, está relacionado com a gestão dos ativos físicos de hardware. Inclui-se neste gerenciamento a identificação dos equipamentos (computadores, notebooks, servidores, dispositivos móveis), localização (cidade, departamento, sala), alocação (projeto, time ou funcionário), condições operacionais e questões financeiras (como custo de aquisição, depreciação e contratos relacionados).

Juntos, SAM e HAM constituem os elementos centrais de ITAM que, por sua vez, é uma das peças da Gestão de TI. Assim, ITAM deve se alinhar também a outras boas práticas e frameworks de TI como ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).

Na prática, é inviável tentar gerenciar os ativos de TI de uma empresa de maneira manual. O emprego de ferramentas que automatizem os processos ITAM é essencial. Neste sentido, uma alternativa de ferramenta nacional bem consolidada para ITAM é o sistema ADOTI. Esta ferramenta disponibiliza recursos tanto para gerenciamento de ativos de software (SAM), quanto para ativos de hardware (HAM). O ADOTI possui um grande número de qualidades que incluem desde um amplo conjunto de recursos de inventários, até ferramentas de controle, monitoração e ações remotas. Além disso, é uma ferramenta de fácil instalação, manutenção e custo compatível com todos os portes de empresas. Consulte outras informações pelo site www.adoti.com.br.

Sobre o Artigo
Autor: Andressa Caroline Portes da Cunha
ID do Artigo: 1322
A informação contida neste artigo aplica-se a: Boas Práticas
Palavras-chave: , , , , , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(1 voto(s), média: 5,00)
Loading...