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Frequently Asked Questions


    Instalação
  • O ADOTI funciona em Linux?
    • O ADOTI possui um cliente para linux mas não tem todas as funcionalidades do Cliente do Windows. Com ele, é possível Inventariar Hardware e Software e Controlar o computador (Desligar, Reiniciar e Ligar o computador). Caso queira homologar o cliente do Linux com a sua distribuição, por favor, envie um email para o Suporte Técnico com a sua solicitação.
  • O que fazer quando o serviço do ADOTI não inicia?
    • Existe um arquivo chamado "error.log" que fica na pasta de instalação do ADOTI. Neste arquivo, todos os erros são logados, para facilitar a identificação do problema. Procure o erro em questão no Fórum do ADOTI ou nos artigos. Caso ainda assim tenha problemas, encaminhe o arquivo error.log junto com junto com a sua identificação para o suporte técnico. Analisaremos o problema e retornaremos o seu email o quanto antes.
  • O que significa a mensagem "O ADOTI detectou que está sendo executado em um computador que não é o mesmo no qual foi instalado"?
    • O que pode ter acontecido é uma troca significativa de hardware (como o HD ou a Placa Mãe, por exemplo). Nestes casos, é necessário desinstalar o ADOTI e instalar novamente para que ele volte a funcionar. Existem casos também que essa mensagem aparece na replicação de Imagens. Antes de fechar a imagem, com o ADOTI instalado rode um executável chamado "LanCtrlSysPrep.exe". Este executável prepara o ADOTI que foi instalado na máquina Matriz para ser clonado em outras estações. Se isto não for feito, a mensagem aparecerá em todas as máquinas que receberem a imagem.
  • O que significa a mensagem "The specified service has been marked for deletion"?
    • Esta mensagem aparece geralmente quando o ADOTI foi desinstalado e instalado novamente sem reiniciar o servidor/computador. Quando desinstalado, o serviço do ADOTI é marcado para exclusão, o que será feito quando o computador reiniciar. Como a nova instalação foi feita sem reiniciar o servidor/computador, esta mensagem aparece informando que este serviço foi marcado para ser apagado. A mensagem não apresenta grandes problemas, podendo ser ignorada neste ponto.
  • Troquei meu servidor do ADOTI, e todas as características foram alteradas, inclusive o IP. Como atualizo os clientes da minha rede com o novo IP?
    • Neste caso, atribua o IP do servidor antigo em uma máquina qualquer. Nesta máquina, instale o cliente do ADOTI apontando para o IP do novo servidor. Quando as estações enviarem o inventário para o IP antigo, o cliente instalado nessa estação irá informar o novo IP do servidor. Assim, os clientes que enviarem o inventário automaticamente serão atualizados e passarão a enviar inventário para o novo endereço. Também é possível criar um registro no seu servidor de DNS/WINS interno e utilizá-lo na instalação dos agentes. Exemplo: ADOTI_SRV apontando para o servidor SERVER_003.

  • Ativação
  • Como ativar o produto depois de uma troca de Servidor?
    • O ADOTI pode ser ativado quantas vezes for necessário, mas somente para o servidor que foi instalado pela primeira vez. No caso de uma mudança de servidor, envie um email para o suporte técnico informando o Nome da Empresa e o CD-Key para providenciar a reativação.
  • Como fazer a ativação do Produto?
    • Logo depois que a instalação termina, o software gera um arquivo chamado "id.dat", que fica na pasta de instalação do Servidor. Vá até o site do ADOTI (http://www.adoti.com.br), clique no link "Ativar Produto" (que fica no topo da página). Siga as instruções na janela que se abrirá e seu produto estará ativado.

  • Operação
  • Como coloco no inventário se o Sistema Operacional instalado é 32 ou 64 bits?
    • Você pode criar uma nova propriedade dentro de Sistema Operacional (em Configurações - Categorias e Propriedades - Computador), utilizando o Tipo de Propriedade "Propriedade de Objeto WMI". Em Classe WMI, coloque "Win32_OperationSystem", e em "Propriedade da classe WMI" coloque "OSArchitecture". Salve a nova propriedade, e assim que for solicitado um novo inventário, essa informação virá junto com as demais. Essa informação só estará disponível para computadores/Servidores que tem o "Windows 2000 Professional"/"Windows 2000 Server" ou Superior.
  • Como configurar corretamente a ferramenta "Ligar Computadores"?
    • O "Ligar Computadores" depende da tecnologia "Wake On Lan", que deve ser habilitada na BIOS do computador. Se o computador estiver com essa opção desabilitada ou não tiver (o que é comum em computadores mais antigos), essa ferramenta não funcionará. Caso esteja habilitada, veja o Vídeo-Tutorial "Ligar computadores" que explica com detalhes como utilizar esta ferramenta.
  • Como saber se a ferramenta que acabei de criar está funcionando corretamente?
    • Para que a ferramenta criada comece a funcionar, primeiro o agente precisa saber que a ferramenta existe. A cada uma hora, o agente conecta-se ao servidor para atualizar os dados das ferramentas e também quando envia um inventário para o servidor. Para acelerar o processo, você pode clicar com o direito sobre a ferramenta e escolher "Notificar computadores agora" ou solicitar um inventário logo depois que a ferramenta foi criada, clicando com o botão direito em cima do computador/site/coleção, "Controlar", "Inventariar". Logo depois que o cliente se comunicar com o servidor, ele verifica a existência de uma nova ferramenta e passa a executá-la. Note que o processamento de inventários no modo completo (ao forçar um inventário, ele será feito no modo completo) é um processo pesado, então evite solicitar inventário para um grande número de máquinas ao mesmo tempo.
  • Como crio um novo grupo para armazenar meu novo relatório?
    • Basta digitar o nome do novo grupo no campo "Grupo". Ao ver que não existe um grupo com o nome digitado, o ADOTI o cria automaticamente.
  • Consigo exportar os relatórios para Excel?
    • Sim, é possível exportar todos os relatórios para planilhas do Excel. No entanto, é necessário que no Servidor esteja instalado o MSXML6.MSI. Ele é o responsável por exportar os relatórios para o formato do Excel. Sem ele a exportação não funcionará.
  • Do que eu preciso fazer backup no ADOTI para recuperação/reinstalação do servidor?
    • Além da Base de Dados, é necessário fazer backup da pastas "CA", "Collections" e "userfiles", além do arquivo "act.dat", "info41.dat" e todos os arquivos com extensão ".pem", ".pvk", ".cer" e ".p12". No caso de um problema com o servidor, depois que a aplicação for reinstalada, pare o serviço do ADOTI e substitua as pastas e arquivos com as que estão no backup e reinicie o serviço. Assim, o ADOTI voltará a funcionar normalmente, e com as mesmas informações que tinha antes.
  • Gostaria que softwares com licença "Freeware" não aparecessem no meu relatório de Softwares. Como proceder?
    • Quando se clica em um software registrado, em Softwares - Software Registrado - Letra inicial do Software, aparecem três opções. Uma delas, se chama "Ocultar do Relatório". Mudando para "Sim", o software em questão não aparecerá mais no relatório de consolidado de Softwares. Essa regra se aplica também para softwares com licença GPL, por exemplo.
  • Mesmo depois de configurar e executar a busca de ativos, os computadores não aparecem na árvore do ADOTI. O que fazer?
    • A primeira comunicação do ADOTI com o computador é através de um PING no IP informado na configuração do site "Faixas de IP" (para maiores informações, veja o tutorial Configuração de Sites, em Tutoriais). Se o Servidor não consegue pingar o computador, ele entende que não existe nenhum ativo naquele IP, logo não coloca nada. Para que isso não ocorra, o Firewall das estações deve permitir "echo de entrada". Isso faz com que o computador responda PINGS. Logo, o ADOTI localizará as máquinas sem problema algum. Outro fator comum que impede que os ativos que respondem PING seja adicionados, é a inexistência de DNS reverso. O ADOTI após encontrar um endereço IP que responde a PING, precisa resolver o endereço para um nome de rede, utilizando DNS reverso. Caso isso não seja possível, o item não será adicionado na árvore, pois um endereço IP não é um identificador único de um equipamento. Caso seja necessário que o ADOTI inclua esses equipamentos, coloque um * no final da faixa de IP do site em questão (Ex.: 172.16.6.1-172-16.7.254*). Desta maneira o ADOTI irá incluir o equipamento na árvore com o nome sendo o endereço IP. Outro motivo menos comum que pode causar com que os ativos que respondem PING não sejam inseridos na árvore são sites remotos interligados por links WAN que possuem limitadores de número de PINGs (ICMP Echo Request) por segundo que um host pode disparar (Ex.: Roteadores com IDS). O ADOTI por padrão dispara 50 pings (um para cada IP da faixa) a cada aproximadamente 8 segundos. Caso não seja possível liberar o servidor do ADOTI para efetuar os PINGs, duas soluções podem ser aplicadas: 1. Coloque um computador responsável pelo site remoto. Assim o servidor irá pedir para ele efetuar a varredura de rede. O ADOTI não utiliza o computador responsável para busca de rede quando ela é feita de maneira manual (clicando com o botão direito do mouse sobre o site); 2. Abrir o Editor do Registro em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\eSysTech\ADOTI\4 (ou HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Wow6432Node\eSysTech\ADOTI\4 para sistemas operacionais 64 bits) e edite os valores NetDiscover_PingsPerBurst e NetDiscover_SecondsBetweenPingBursts. O valor NetDiscover_PingsPerBurst indica o número de PINGs a serem disparados antes de esperar para efetuar a próxima rajada. O intervalo de tempo entre as rajadas é definido por NetDiscover_SecondsBetweenPingBursts em segundos.
  • Não aparecem caracteres como acentuação e cedilha. No lugar deles, aparecem caracteres especiais. O que fazer?
    • Tudo indica que o driver ODBC utilizado pelo servidor para acessar o banco de dados é antigo ou não é o adequado. Dê preferência para drivers do fabricante do Banco de Dados. Por exemplo, quando for utilizar o MS-SQL Server, utilize o "SQL Server Native Client X", onde X é a versão mais nova do driver (Obs: Este driver é escolhido durante a instalação do Servidor. Caso ja tenha instalado, você pode trocar em "Iniciar - ADOTI - Configurar ADOTI". Entre com o usuário administrador. Pare o Serviço clicando em "Desabilitar". Depois, clique em Configurar Acesso. A primeira linha lhe permite escolher o Driver ODBC. Depois de escolhido, clique em "Aplicar" e clique em "Habilitar" para subir o serviço novamente). Caso não saiba qual driver utilizar, entre em contato com o Suporte do seu Sistema de Banco de Dados, que eles lhe indicarão o driver mais adequado a ser utilizado.
  • O ADOTI é integrado ao Active Directory (AD) da Microsoft?
    • Sim, ele é integrado ao Active Directory. Com essa funcionalidade, é possivel integrar Usuários e Grupos, permitindo um gerenciamento unico de quem tem acesso ao ADOTI, e o que pode fazer no Software. Para maiores informações, sobre como configurar o ADOTI para integrar-se ao AD, por favor consulte o manual do produto na Seção VII, Capítulo 37: Gerenciando Usuários.
  • Ativos não aparecem em coleções?
    • O ADOTI possui uma opção no painel de configurações gerais que ignora da contagem de licenças ativos com um determinado status. Por padrão essa opção é desabilitada, porém pode-se configurar, por exemplo, para ignorar todos os computadores com status "Inativo" da contagem de licenças. Caso seja configurado para ignorar o status "Ativo", alguns computadores não serão adicionados nas coleções. Isso se deve ao fato de não ser permitido executar qualquer ação sobre ativos ignorados. Dessa forma, deve-se tomar cuidado ao utilizar o status "Ativo" com a opção de ignorar na contagem de licenças.