Home  ›  Boas Práticas  ›  Gerenciando sua TI utilizando a ferramenta ADOTI.

Gerenciando sua TI utilizando a ferramenta ADOTI.


Compartilhe


Resumo

Ao adquirir o software de gerenciamento de ativos ADOTI nos deparamos com algumas questões de como e quando gerenciar seus ativos.
Quais ferramentas devemos utilizar? Neste artigo iremos direcionar os usuários a estruturar e manter seu ambiente de TI junto ao ADOTI.

Mais Informações

Implantação e Planejamento

 

Determinando status de um ATIVO

Inicialmente devemos saber que um ativo pode possuir diversos estados:

status-ativos

Por padrão o ADOTI vem configurado para que todo equipamento que enviar inventário seja marcado automaticamente com status “Ativo”.

Alertas sobre novas versões.

Semanalmente são lançadas melhorias e correções do produto, devemos manter o servidor e os agentes atualizados como boa prática. Sempre que uma atualização do ADOTI é lançada uma mensagem é mostrada na console como na figura abaixo.

NovaVersão

 

Criando uma estrutura de sites para o gerenciamento de seus ativos.

Com o ADOTI é possível agrupar ativos através de “sites” no qual podemos determinar nomes de setores de uma empresa como departamentos e até mesmo filiais.
Sendo assim você terá um melhor gerenciamento dos seus ativos tanto para organização e emissão de relatórios quanto para seu controle próprio.
Procure criar e planejar uma estrutura de sites que possa lhe trazer maior comodidade e agilidade com o ADOTI. Ao planejar uma estrutura, procure não criar “nomes extensos”, evite criar siglas desconhecidas e longas segmentações nos sites.

Abaixo montamos um gráfico de como podemos criar a estrutura de sites.

Untitled-1

 

Definindo computadores responsáveis

É recomendável em certos casos definir “computadores fontes” de um site. Ele é responsável por uma série de atividades no site ao qual é atribuído, descentralizando algumas ações que seriam atribuídas ao servidor central do ADOTI. Sendo assim é importante que seja verificado o status desses computadores fontes constantemente.

Através dos links abaixo você pode configurar
Verificando Status dos Computadores Fonte.
Configurando Computador Responsável.

 Manutenção e Prevenção

 

Recepção de Inventários junto ao Servidor ADOTI

Após o término do processo de configuração dos sites e busca da rede, deverá ser realizado um monitoramento semanal da recepção de inventários de ativos e possíveis falhas de comunicação.

 

Recepçãode inventários

 

No exemplo acima podemos observar no gráfico padrão existente na “dashboard” que existem 27 máquinas que não enviaram inventário por mais de 90 dias, isso pode significar um ou mais dos seguintes fatores:

  • Problemas de comunicação (Rede não acessível, Firewall, Roteadores, DNS Reverso),
  • Computadores em manutenção,
  • Ativos sem agentes instalados ou removidos.

No mesmo gráfico é possível consultar a lista de computadores clicando sobre o item desejado.

Recepçãode inventários2

 

Recepçãode inventários3

 

Após obter uma lista de possíveis ativos com problemas, podemos utilizar uma série de verificações para diagnósticos:

Verificação de eventos dos ATIVOS

Através da console do ADOTI é possível visualizar eventos ocorridos nos ativos assim como consultar “Eventos Customizados” pelo próprio administrador, ou seja, você pode acompanhar quando um ou mais eventos, como falhas de instalação ou erros específicos, ocorrem nas máquinas ou em um site.

Eventos

Exemplo de monitoramento de evento:

Monitorando Falhas de Controladoras RAID e outros Eventos com ADOTI

 

 

Sobre o Artigo
Autor: Fernando Bauer Mendes
ID do Artigo: 1054
A informação contida neste artigo aplica-se a: Boas Práticas
Palavras-chave: , , , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(2 voto(s), média: 3,00)
Loading...