Home  ›  Configurações  ›  Monitorando Falhas de Controladoras RAID e outros Eventos com ADOTI

Monitorando Falhas de Controladoras RAID e outros Eventos com ADOTI


Compartilhe


Resumo

A última atualização do ADOTI possibilita o monitoramento de eventos do Windows, incluindo controladoras RAID.

Mais Informações


A última atualização do ADOTI, revisão 4231 lançada em 05/06/2013, inclui uma nova configuração que possibilita o monitoramento de eventos gerados pelo Windows, incluindo controladoras RAID. Este artigo irá mostrar como fazer esse tipo de acompanhamento em seus computadores, que traz ainda mais benefícios para uma melhor gestão de TI.

Primeiramente, deve-se compreender como funcionam os eventos nos sistemas operacionais Windows. Através do Visualizador de Eventos (Event Viewer), é possível acompanhar todos os eventos gerados pelo SO, que ficam divididos em uma série de categorias: Aplicação, Sistema, Hardware, etc. O screenshot a seguir mostra uma tela típica do Visualizador de Eventos:

O ADOTI agora é capaz de fazer buscas dentro do Visualizador de Eventos, de acordo com critérios definidos pelo usuário. Tais critérios são a Fonte e o(s) Identificadore(s) do evento. Dessa forma, o primeiro passo é definir de qual Fonte os dados serão obtidos. Por exemplo, para monitorar o início de instalações MSI, a fonte é “MsiInstaller”. Além da fonte, também é necessário fornecer um ou mais Identificadores (IDs), já que cada fonte pode estar associada a vários IDs. Seguindo o exemplo dos instaladores MSI, um ID típico é o 1040. Para outros tipos de eventos, deve-se consultar o Visualizador de Eventos para descobrir a Fonte e os IDs.

Para monitorar o evento do exemplo anterior através do ADOTI, deve-se abrir o item Configurações->Geral, no console de operação. Dentro desse item, há o grupo “Monitoramento de Eventos do Windows”. Ao expandir o grupo, nota-se duas colunas: a da esquerda, que possibilida o cadastro de novos monitoramentos, e a da direita, em que estão listados os monitoramentos cadastrados. Para monitorar os eventos de serviços do Windows, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Na coluna da esquerda, preencher o nome da fonte do evento, exatamente como é mostrada no Visualizador de Eventos;
  2. No campo de baixo, preencher um ID e clicar em “+”, que irá adicionar o ID na lista de Identificadores;
  3. Opcionalmente, preencher mais IDs e clicar em “+” para cada um deles, já que uma fonte pode ter vários IDs;
  4. Clicar em Cadastrar. Isso irá adicionar a fonte e os IDs na coluna da direita, e irá limpar os dados na coluna da esquerda, possibilitando mais cadastros;

Cadastrados os eventos, deve-se marcar o item “Habilitar o Monitoramento de Eventos do Windows” e configurar a periodicidade com que o ADOTI irá varrer o Visualizador de Eventos, em minutos. Esse tempo não pode ser inferior a 10 minutos. É importante notar que um valor baixo de periodicidade irá gerar uma grande quantidade de informações no banco de dados, além de consumir CPU e disco. Ao final, deve-se clicar em Configurar, na parte inferior da página.

Monitorando Controladoras RAID

Essa nova ferramenta do ADOTI permite o monitoramento de eventos de qualquer tipo, porém torna-se especialmente útil para eventos de controladoras RAID. O exemplo a seguir mostra como configurar o monitoramento para controladoras da Adaptec:

  • Fonte de eventos: Adaptec Storage Manager Agent
  • Identificadores do evento: 301, 338, 401

Para controladores de outros tipos, deve-se consultar junto aos manuais do fabricante qual a fonte e os IDs.

Sobre o Artigo
Autor: Luís Mendes
ID do Artigo: 944
A informação contida neste artigo aplica-se a: Configurações
Palavras-chave: , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(1 voto(s), média: 5,00)
Loading...