Home  ›  Instalação  ›  Teste de Conexão ao Banco de Dados para Instalação do Servidor ADOTI.

Teste de Conexão ao Banco de Dados para Instalação do Servidor ADOTI.


Compartilhe


Resumo

 

A instalação do servidor ADOTI é muito simples, desde que alguns cuidados de avaliação do ambiente sejam tomados, principalmente a configuração do banco de dados e o driver de conexão ODBC.

Mais Informações

Antes de iniciar a instalação do servidor ADOTI, primeiro é importante verificar qual a versão do banco de dados será utilizada para primeiro instalar o driver ODBC apropriado.

Uma fonte de problema comum na instalação é que o driver ODBC a ser instalado deve ser de 32 bits, pois o ADOTI é um programa compilado para arquitetura 32 bits x86, mesmo o sistema operacional sendo 64 bits. Muitas vezes acaba-se instalando a versão 64 bits do driver ODBC, o que causa falha na instalação do ADOTI.

No caso de utilização do Microsoft SQL Server, é muito importante verificar se o driver ODBC instalado é adequado para a versão do gerenciador de banco de dados. Muitas vezes o driver escolhido é o padrão instalado no Windows (como “SQL Server”) que não funciona corretamente com o Microsoft SQL Server 2005 ou superior.

Na tabela abaixo, temos as versões de drivers ODBC corretos para cada versão do Microsoft SQL Server. Lembrando que os drivers com versões mais altas suportam conexão com bancos de dados mais antigos.

Versão Microsoft SQL Server Nome driver ODBC
2000 SQL Server
2005 SQL Server Native Client
2008 ou 2008 R2 SQL Server Native Client 10.0
2012 SQL Server Native Client 11.0

 

Para verificar os drivers ODBC disponíveis, execute c:\windows\system32\odbcad32.exe se Windows 32 bits ou
c:\windows\syswow64\odbcad32.exe se Windows 64 bits e clique na aba Drivers. A escolha correta do odbcad32.exe de acordo com a arquitetura do SO é muito importante para visualização dos drivers corretos.

Na figura abaixo, temos um exemplo da tela do odbcad32.exe:

Odbccad.exe

Screenshot Odbcad32.exe mostrando drivers Microsoft SQL Server.

 

Durante a instalação do servidor ADOTI, basta escolher o driver ODBC correto na lista que será apresentada.

Outra fonte de problemas são as permissões de acesso na base de dados criada. O ideal é que o login criado no banco de dados seja owner da base dados, ou possua permissões para criar e alterar tabelas, views, índices, procedures e efetuar rotinas de manutenção como compactação e reindexação.

Antes de iniciar a instalação do servidor ADOTI, é possível testar se o login criado para acesso à base de dados está correto. Para isso, selecione a aba User DSN no odbcad32.exe e siga esses passos:

  • Clique no botão Add ou Adicionar;
  • Selecione o driver ODBC apropriado para o banco de dados em questão e clique no botão Finish ou Finalizar;
  • Preencha os dados da conexão dando um nome, por exemplo, Teste Conexão ADOTI e preencha os dados que o driver irá solicitar;
  • Preencha os dados de login que será utilizado pelo ADOTI. Caso o banco de dados seja Microsoft SQL Server, escolha o modo de autenticação do SQL Server;
  • Escolha a base de dados criada especificamente para o ADOTI;
  • Ao final das configurações execute um teste de conexão. Caso seja SQL Server, clique em Test Data Source… ou Testar Fonte de Dados…
  • Caso o teste não seja completado com sucesso, reveja se o usuário, servidor e base de dados foram inseridos corretamente ou se estão corretamente configurados no servidor de banco de dados;
  • Anote o nome do servidor e a base de dados que depois deverão ser inseridas no processo de instalação do servidor ADOTI.
Caso o teste acima não tenha sido efetuado com sucesso, é preciso verificar com o administrador de banco de dados o que está errado, pois não será possível instalador o servidor do ADOTI enquanto esse teste não for bem sucedido.
Outra fonte de problemas na instalação do servidor do ADOTI com banco de dados Microsoft SQL Server, é no caso do servidor de banco de dados ter sido instalado utilizando instância nomeada (padrão para versões express). Nesse caso, o nome do servidor de banco de dados deve conter também o nome da instância. Ex.: MEU_SERVIDOR\SQLEXPRESS.

Caso seja utilizado gerenciadores de banco de dados como MySQL ou PostgreSQL, sempre efetue o download da versão mais recente do driver ODBC para arquitetura 32 bits. Caso haja versão do driver específica para UNICODE, escolha também essa versão (caso do PostgreSQL).

 

Sobre o Artigo
Autor: Leandro Becker
ID do Artigo: 716
A informação contida neste artigo aplica-se a: Instalação
Palavras-chave: , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(1 voto(s), média: 1,00)
Loading...