Home  ›  FAQ  ›  Ativação  ›  Controle de Licenças ADOTI

Controle de Licenças ADOTI


Compartilhe


Resumo

O ADOTI possui distintas formas de apresentar o controle de suas licenças, cada qual com propriedades diferentes. Este artigo tem por objetivo esclarecer estas diferentes formas através das quais o controle de licenças do ADOTI pode ser efetuado.

Mais Informações

O ADOTI exibe a contagem de suas licenças em diferentes contextos, cada qual se baseando em configurações distintas. Estas formas de exibição são:

  • Dashboard – Computadores Instalados: em “instalados”, são contabilizados todos os ativos que mandaram algum inventário para o servidor em qualquer período de tempo, incluindo ativos que atualmente não se comunicam mais com o servidor. “Não instalados” correspondem aos ativos encontrados pelo ADOTI na rede, mas que nunca enviaram nenhum inventário ao servidor.

img1

  • Software – consolidado: nesta seção, o ADOTI é responsável por detectar o número de licenças do software instalado (neste caso do ADOTI) e confrontar com o número de licenças adquiridas que foi informado pelo usuário. Logo, a informação de licenças disponíveis que consta nessa seção depende fortemente da informação fornecida pelo usuário relativa à quantidade de licenças adquiridas.

img2

  • Sobre o ADOTI: aqui, o ADOTI utiliza dados de inventário presentes na máquina para evitar que usuários mal-intencionados removam o ADOTI da lista de software instalados no Registry do Windows visando burlar o contador de licenças. São contabilizadas licenças mesmo que a máquina não tenha um agente efetivamente instalado e/ou funcionando. Uma vez que a máquina tenha enviado inventário ao servidor independente do período de tempo e tenha sido encontrada na rede a menos de 30 dias, será contabilizada uma licença utilizada. Para que esta máquina não conte mais como licença utilizada, ela deve ser apagada da árvore ou deve-se esperar para que a última data de resposta ao ping (ou seja, último dia que a máquina foi vista na rede) seja superior a 30 dias.

img3

Além disso, esta contagem também considera as regras de status definidas nas configurações gerais (menu “configurações”, item “geral”). Por tanto, se uma máquina estiver com determinado status diferente de ativo e a mesma for encontrada na rede e/ou inventariada, o ADOTI irá alterar seu status para ativo (uma vez que a máquina está funcionando) e deverá contar uma licença utilizada.

O total de computadores na rede sem agente sugere uma estimativa da quantidade adicional de licenças que deveriam ser adquiridas para contemplar todos os computadores localizados na rede nos últimos 30 dias sem inventário com o ADOTI.

Sobre o Artigo
Autor: Andressa Caroline Portes da Cunha
ID do Artigo: 1178
A informação contida neste artigo aplica-se a: Ativação > FAQ
Palavras-chave: , , , ,



Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.

(Não avaliado ainda)
Loading...